quarta-feira, 14 de julho de 2010

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MILTON SANTOS


Nós da galerinha da JLC, em meio a cantorias e piadas, nos deslocamos rumo a Maringá na sexta-feira (09/07) para participação na conferência "O Brasil no contexto mundial: desafios e perspectivas para o século XXI", com a presença do integrante da coordenação nacional do MST e da Via Campesina Brasil, João Pedro Stedile, no auditório do PDE, da UEM.

A mesma fazia parte do ciclo de palestras da inauguração da Escola Milton Santos, sendo esta a quarta escola de agroecologia do Paraná.

A Escola Milton Santos oferece cursos de nível médio e pós-médio de Técnicos em Agropecuária com ênfase em Agroecologia para filhos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, do MST e de outros movimentos sociais.

No sábado (10/07), às 8h, ocorreu o debate "Sobre a Educação e a Reforma Agrária", com a participação de João Pedro Stedile e o professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Luiz Carlos Freitas, na Escola Milton Santos. Em seguida, realizado o Ato Político de inauguração, com a presença de autoridades, parceiros, educadores, educandos e amigos do MST.

A construção da escola teve início em junho de 2002. O prédio estava totalmente degradado: eram ruínas de um projeto de indústria de cerâmica que nunca funcionou e servia como depósito de lixo e espaço de prostituição. Em oito anos de funcionamento, 82 educandos e educandas já se formaram no espaço. A primeira turma, chamada Karl Marx, se formou em 2005. No momento, está em andamento a terceira turma, com cerca de 40 educandos.

Nossa participação foi de grande valia. É inquestionável agregar cada vez mais conhecimento em debates com outros movimentos de base.

Como mais uma experiência incluindo a consciência política, a luta que o movimento mostrou em uma conquista da estruturação da Escola Milton Santos.

Um escola que forma jovens não só na agricultura sustentável e ecologicamente correta, mas na cidadania consciente.

Não são jovens alienados, são jovens questionadores, sonhadores e lutadores por uma nova sociedade.

Se vale uma alfinetada, deixa pra traz muitos graduandos!

Colaboração: Francielle B. Barros - Acadêmica do Curso de Economia - FECILCAM

3 comentários:

  1. Parabéns ao MST por mais esta conquista.

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei da matéria e confesso que gostaria de ter ido no evento. Eu já assisti palestra do João Pedro Stedile em Maringá e uma vez no Rio de Janeiro "Tribunal da Dívida Externa", o cara é um economista de primeira. Para divulgação incluí o link de vocês entre os blogs importantes no endereço: http://blogdomaybuk.blogspot.com

    Um abraço do Maybuk.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria. E esta conquista não é só do MST é nossa também...

    ResponderExcluir